O sentimento das agências de viagens mostra resiliência apesar da queda nas vendas em agosto

O sentimento das agências de viagens mostra resiliência apesar da queda nas vendas em agosto

O último fvw|TravelTalk Sales Climate Index da Dr. Fried & Partner revela uma pequena quebra no sentimento das agências de viagens em agosto, atribuída a um ligeiro decréscimo nas vendas de serviços de viagens. No entanto, esta queda no sentimento continua a ser consideravelmente mais positiva do que no ano pré-pandémico de 2019.


O sentimento das agências de viagens, medido pelo Índice de Clima de Vendas, mostrou uma perspetiva relativamente menos favorável em comparação com julho. Das 114 agências de viagens participantes, 50% ainda referiram a sua situação comercial atual como "boa", embora com uma queda de 2,7 pontos percentuais em relação aos 52,7% de julho. A direção desta tendência permanece incerta e ainda não se sabe se significa uma mudança mais ampla.


40,4% dos inquiridos classificaram como satisfatória a situação atual da empresa, o que representa uma diminuição de 1,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Em particular, o segmento que descreve a sua situação como "má" registou um aumento de 5,4% em julho para 9,5% em agosto.


No que diz respeito à comparação das vendas de serviços de viagens nos últimos dois ou três meses com o ano anterior, uma maior percentagem (34%) das agências de viagens não registou qualquer alteração em agosto, em comparação com 27,7% em julho. Por outro lado, apenas 43,7% observaram um aumento das vendas (contra 53,2% no mês anterior), enquanto as vendas diminuíram para 22,3% dos participantes, o que representa um aumento de 3,2 pontos percentuais.


Em termos prospetivos, as expectativas em relação à procura futura de serviços de viagens mantiveram-se em grande medida estáveis. Um número consistente de 54,8% dos inquiridos previa que a procura se mantivesse estável, mas menos (25%) esperava um aumento (contra 32,3% em julho), enquanto 20,2% previam um declínio (contra 12,9% no mês anterior).


As perspetivas para os rendimentos nos próximos seis meses também foram ligeiramente menos otimistas do que em julho. Um total de 20,2% dos inquiridos previu uma deterioração, um aumento de 7,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Entretanto, 46,2% dos inquiridos não previram qualquer alteração nos rendimentos, um valor ligeiramente inferior ao de julho, que foi de 47,9%.


Apesar do declínio do sentimento geral, o Índice de Clima de Vendas de agosto registou 107,6, em comparação com 115,2 no mês anterior. Este índice mantém-se acima dos 100 pontos, o que indica um ambiente positivo, em contraste com os 90,8 pontos registados em julho de 2019 e os 95,1 pontos em agosto de 2019. O sentimento geral deste ano continua a melhorar significativamente em comparação com os anos anteriores.


Embora em agosto se tenha registado um ligeiro declínio no sentimento das agências de viagens devido a uma quebra nas vendas, a resiliência global da indústria e a leitura ainda positiva do índice sublinham a recuperação em curso do sector das viagens dos impactos da pandemia de COVID-19.


Fonte: fvw|TravelTalk Sales Climate Index by Dr. Fried & Partner

28 Agosto 2023